como contar histórias com bonecas de feltro bila e ana coração

              ana coração 
            

 

                      bila 

                 






 Ana Coração


     Hoje eu trouxe uma amiguinha comigo.Vocês querem conhecê-la?Seu nome é Ana.Vocês já pensaram se quando a gente desobedecesse ou mentisse a língua crescesse?Vamos imaginar que Ana tem uma língua muito cumprida.
     Um dia,logo que Ana levantou,sua mãe pediu que ela guardasse os seus brinquedos.Sabem o que ela respondeu?Ahhhh!Eu não vou guardar agora,eu tenho que brincar lá fora.Ela sai batendo a porta,desobedeceu sua mãe e sua língua cresceu um pouco.
      No mesmo dia,quando estava na escola,a professora perguntou quem estava conversando.ela mentiu,dizendo que era a sua coleguinha que estava puxando assunto.Sua língua cresceu mais um pouco.
      Na hora do recreio as meninas estavam jogando queimada e como ela não foi escolhida,ficou com raiva e falou um palavrão.A sua língua cresceu mais um pouco.
     Há um versículo na Bíblia que diz:"O homem vê o exterior,porém  o Senhor conhece o coração".(1 Samuel 16.7).Deus estava vendo o coração de Ana.O que vocês acham que Deus via?
    Um dia Beto convidou Ana para assistir uma classe Bíblica,ela não queria ir,mas a sua mãe insistiu tanto que Ana acabou indo.
    Lá na classe Bíblica,Ana estava inquieta...puxava a saia da menina da frente,jogava papelzinho nos meninos...mas a professora estava contando uma história de uma menina parecida com ela.Será que estava falando dela?Mas a menina tinha outro nome.E amenina da história havia mudado de vida.Por que será?
    Ana começou a prestar atenção na história para saber a razão da mudança da menina.Sabem porque ela mudou?é porque ela reconheceu que era pecadora,que fazia uma porção de coisas erradas.Mas o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz por ela ela creu pedindo que Jesus fosse o seu Salvador.
   A professora da classe perguntou se alguém queria aceitar Jesus como o seu Salvador permitir que Ele mudasse a sua vida.Ana mais que depressa levantou a sua mão.A professora ajudou-a a orar.Deus que sempre vê o coração ,viu que agora o coração de Ana estava completamente mudado.Em vez de ser mentiroso ,agora era manso e humilde.   
  Em Jeremias 29.13 diz:"E buscar-me-eis e me achareis,quando me buscardes de todo o vosso coração".O sangue de Jesus Cristo limpou todos os pecados de Ana.
  No dia seguinte a mãe de Ana pediu pra ela não sair sem escovar os dentes,Ela respondeu:Eu já vou mamãe.Da sua língua não saiu mais palavrões,ela não estava mais suja!Agora o coração de A na era alegre.
  Ana lia a Bíblia todos os dias.Os seus olhos estavam bem abertos para entender a Palavra de Deus.
  Ela também orava todos os dias.Como é bom conversar com Deus.
  Na escola quando a professora chamou-lhe a atenção,ela disse:"desculpa tia Vânia,eu vou procurar não conversar mais durante a aula".Agora da sua boca não saíam respostas duras,nem palavrões,mas saíam corações.Na hora do recreio Ana ficou contente porque ela ajudou sua amiguinha que caiu e se machucou.Não demorou muito,as pessoa começaram a observar que Ana havia mudado.Agora ela tinha um coração bondoso.Da sua boca só saíam palavras amáveis.

"Escondi as tuas palavras em meu coração,pra não pecar contra ti"Salmos 119.11.
  
  Por que será que Ana mudou tanto?Ana mudou porque Jesus veio morar no seu coração.Só Jesus pode transformar as nossas vidas!  


 Fonte:APEC
   








   
      Boneca Bila



  Olá crianças,hoje nós vamos ouvir uma história muito legal,de uma menina que gosta muito de fazer caretas.Mas essas caretas que ela faz,mostram o que está dentro do seu coração.E como será que é o coração dela?
  Esta menina se chama Bila.Prestem atenção para ver se esta história lembra alguma coisa em sua vida.
  A Bila é uma menina muito brava,olhem só a cara dela.(coloca a 1ª carinha)Ela não tem muita paciência com seus irmãos,briga por qualquer coisinha.e sabem de uma coisa?Ela gosta de fazer tudo do seu jeito,não aceita opinião de ninguém.Isto me lembra uma pessoa "rebelde",não é mesmo?A rebeldia não agrada a Deus.E quando alguém chama a sua atenção ela começa a chorar.(coloca a 2ª carinha)ela abre o bocão e grita,chora bem alto e faz pirraça.Será que aqui tem gente assim também como a Bila?Olha só como está ficando o coração dela.Cada vez mais sujo.(pingar o iodo na água para ficar escuro).
  E sabem crianças,a Bila faz uma coisa que eu acho horrível(coloca a 3ª carinha)ela mostra a língua para as pessoas,ela faz careta para a sua professora e até para os seus pais.Isto é muito feio,não é mesmo?
  A Bila não conhece a palavra de Deus e ela não sabe que lá em EF 6:1 diz "Filhos,obedecei  a vossos pais no Senhor,pois isto é justo".Ela precisa obedecer aos pais e aqueles que são autoridades na vida dela.E sabe o que ela mais precisa aprender?A não falar mentira.(coloca a 4ª carinha).
  Ela é uma menina mentirosa,mente tanto que ninguém acredita nela.A Bila é uma menina muito maldosa (coloca a 5ª carinha).Agora olhem para o coração da Bila e veja como está.(pingar mais iodo na água para ficar mais escuro)
  Ela gosta de puxar o cabelo das meninas,de dar beliscão nos meninos  e até um "pedala Robinho"(tapa na testa) dos seus colegas.Ela não tem medo de ninguém e não leva desaforo para casa.Olha só a cara dela.
  Assim ela não pode ter amiguinho nenhum,pois quem vai querer ter uma amiga assim?
  Um dia Bila chegou mais cedo na escola e sem que ninguém visse roubou um livro da biblioteca.(coloca a 6ª carinha).
   E ela continuou a roubar,foi um lápis,uma borracha,uma moedinha,aí não parou mais.Fazia tudo escondido é claro.Que coisa ruim não é Bila?Eu sei um versículo que o diabo veio para matar,roubar e destruir(Jo 10:10).Acho que a Bila não é uma menina feliz,pois só faz coisas erradas!Você não acha?
  Mais um dia olha só que aconteceu,(colocar a 7ª carinha)ela foi convidada a ir numa igreja,no inicio ela não queria ir,mas depois pensou..."Eu vou fazer uma bagunça lá". 
  Mas chegando la´todos a trataram bem,ela louvou com a crianças,ela gostou e se sentiu importante.A professora do cultinho tinha uma história muito linda para contar,e era a história mais maravilhosa que alguém podia escutar.Esta história está em um livro todo sem palavras como este aqui,(pegue o livro)você quer ouví-la?Então preste atenção Contar a história do livro sem palavras acrescentando e lembrando_se dos pecados que a Bila cometia).(colocar a 8ª carinha).
  Fazer o apelo e dizer que Bila orou recebendo ao Senhor Jesus,pois ela se arrependeu e quis mudar de atitude.(colocar a 9ª carinha).
  Obs:Pergunte as crianças:Como está o seu coração?Será que precisa pedir perdão hoje pelo seus pecados?
  Crianças a Bila reconheceu  que o que ela fazia era pecado.Agora com Jesus no seu coração ela é uma pessoa diferente.A sua família logo reconheceu que ela havia mudado.E na escola também,ela agora mostrava para todos o que Jesus fez em sua vida.Veja como a Bila está agora.(colocar a água sanitária para ficar claro de novo).

  E você também pode ser uma criança alegre,feliz e obediente.É só entregar sua vida a Jesus e fazer sempre o que agrada a Deus. 



    Receita da mistura

1 -Você tem que fazer uma mistura antes,meia xícara de água e uma colher de sobremesa de maizena,coloca no fogão para fazer tipo uma gominha,não fica dura,fica ralinha.Nisto você coloca na água,ela ficará transparente,dependendo do tanto que colocar de água na garrafa,não precisa ser muito.Se você colocar iodo direto,dá certo,mas a água fica marrom e não preta,com essa dica ela vai ficar como uma coca cola.
2 -Na hora que você com uma seringa injeta iodo na água,ela vai ficando preta.
3 -Na hora que você colocar água sanitária,eu aconselho a Qboa,porque se não for marca boa,ela não reage.Você aperta a seringa com força e bastante Qboa,e na hora limpa tudo.
   
Fonte:Blog da tia Alê